09/06/2014

Doris Matthäus

    Doris Matthäus (nascida em 3 de abril, 1963 em Erlangen, Alemanha) é uma artista que é lembrada como a primeira ilustradora de jogos de tabuleiro moderno a ter o reconhecimento internacional. Ela também é bem conhecida por ilustrar o popular jogo Carcassonne.

     Doris é uma dos principais designers da cena dos jogos de tabuleiro alemão. Ela fez artworks de três Games of the Year vencedores, com por exemplo o Carcassonne em 2001. Que foi premiado nesse mesmo ano três vezes:
  • Spiel  des Jahres
  • Deutscher Spielepreis
  • Spiel der Spiele
     No ano de 1998 ela conseguiu fazer a artwork de todos os quatro principais vencedores do Deutscher Spielepreis ,  em primeiro,  segundo e terceira colocação, e também na categoria de jogos infantis, Child Game Award. São os seguintes jogos e suas colocações:
  1. Tigris & Euphrates
  2. Primordial Soup
  3. Elfenland
  4. Best Children's Game: Chicken Cha Cha Cha
     Doris tem licenciatura em Design de Comunicação Visual e trabalha como ilustradora desde 1989, fazendo as artes para os jogos, placas, cartões, livros de regras, caixas e muitas outras materiais.  No início de sua carreira como designer, também trabalhou em apresentações de máquinas e equipamentos industriais. Mas logo entrou na cena dos jogos de tabuleiro e card games e hoje ela junto ao seu marido Frank tem uma das mais lembradas empresas de jogos a Spiele Von Doris & Frank




     "Embora Doris já esteja trabalhando agora totalmente informatizada e sua arte ainda mantem a característica do uso de técnicas convencionais e cores." (Frank Nestel)