29/06/2014

Uwe Rosenberg

      Nascido em 27 de março de 1970 em Aurich, Alemanha. É um designer de jogos modernos e, mais ainda, é o criador de CavernaEle tornou-se conhecido principalmente por seu jogo de cartas Bohnanza, que é muito bem sucessível, tanto na Alemanha como internacionalmente.


      Posteriormente também projetou Agricola, que futuramente iremos falar, um jogo que destronou Puerto Rico como o jogo mais bem cotados no BoardGameGeek.com na época, porem hoje já não é o mais aclamado podemos sitar o próprio Caverna que tem mecanismos melhores e muito mais envolvente.
      Rosenberg é bem conhecido para o desenvolvimento de mecanismos inovadores de jogos de cartas. Outro ponto principal de sua obra são os jogos de pesquisa intensiva, que têm eventos históricos peculiares como seu tema e os jogos que lidam com clichês sobre homens e mulheres
      Rosenberg começou a trabalhar com o desenvolvimento de mecanismos de jogos durante seus anos de escola e durante esse tempo publicou uma série de jogos do tipo "jogo-por-email", não sei bem explicar mas seria uma versão dos "jogos-por-forum" como rpg e outros. Ainda estudante criou seu jogo mais conhecido, Bohnanza. Quando terminou sua tese nos estudos estatísticos em Dortmund (o tema de sua tese era: "As distribuições de probabilidade na memória"), sua ocupação principal ficou sendo o desenvolvimento de jogos.
      Em 2000, ele fundou a pequena editora Lookout Games, juntamente com alguns outros autores. Ele publicou uma série de expansões para Bohnanza, em parte em cooperação com Hanno Girke. Projetos maiores ainda foram publicadas em outros editores, como o Amigo e KosmosDesde 2005, ele se concentra em jogos de construção complexo com um tema de economia, conhecido como gerenciamento de recursos. Seu primeiro nesse estilo foi o Agricola, lançado em 2007, em seguida nesta mesma pegada Le Havre, publicado em 2008, e em seguida no ano de 2009 seu o terceiro jogo Loyang e Ora et Labora sendo ele publicado em 2011.  Porem o ultimo dos complexos a ser lançado foi o Caverna em 2013, como nosso colega de facebook, Marcelo Antunes, do grupo BoardGames Brasil nos lembrou.

Obrigado a todos e boa leitura.