29/07/2014

Festival Internacional de Linguagem Eletrônica

      O que é o FILE? Muito me perguntei algum tempo atrás e depois de descobrir o que é deu mais vontade de conhecer esse universo dos jogos eletrônicos.
Bem-vindo a Era dos Games!

       Um espaço de cultura e entretenimento, que através da beleza da arte e do interatividade nos levou para uma incrível jornada pelos vídeo games. Esses dois projetos, o FILE RIO e o FILE GAMES RIO, recriaram no espaço Oi Futuro aqui no Rio de Janeiro essa nova percepção sobre os jogos e arte, dando um novo sentido a linguagem eletrônica. Podemos observar durante nossa pesquisa sobre esses eventos, que o primeiro foi voltado mais para obras artísticas, enquanto isso, o segundo foi mais direcionado aos jogos eletrônicos. Mesmo assim, são projetos independentes, porém que se complementam nessa turnê pelo Brasil e que breve estará no Oi Futura BH e em Sampa com workshop.

"Este ano, o Oi Futuro se propôs a aproximar os dois eventos, com a curadoria/organização de Ricardo Barreto e Paula Perissinotto, que aconteceram nos meses de junho e julho, aqui no Rio e em breve em BH e Sampa."

O FILE chegou à sua sétima edição no Rio de Janeiro e apresentou trabalhos incríveis de artistas brasileiros e estrangeiros. Entre as instalações artísticas, destacou-se:

Simulacra (Polônia/Alemanha – Karina Smigla-Bobinski);
Murmur (França – Chevalvert, 2Roqs, Polygraphik & Splank);
ARART (Japão -Takeshi Mukai, Kei Shiratori & Younghyo Bak), com o aplicativo que dá vida a objetos;
Túnel (Brasil – Rejane Cantoni & Leonardo Crescenti), escultura cinética imersiva e interativa.

No FILE GAMES nossa equipe pode jogar e interagir com diversos games e animações de game designers de diversas nacionalidades e incluso brasileiros, como:

Headblaster (Brasil – Loud Noises), no qual o jogador tem que controlar o stress e a dor de cabeça do personagem coletando remédios em uma cidade gerada aleatoriamente;
Botanicula (República Tcheca – Amanita Design s.r.o.), jogo no qual cinco pequenos seres de árvores tentam salvar a última semente infestada por parasitas (veja o vídeo abaixo);
Antichamber (Austrália – Demruth: Alexander Bruce), jogo psicológico que envolve elementos de lógica e física quântica.



Site referência:
FILE 2014