11/08/2014

Agricola

       O jogo foi lançado em Spiel de 2007, onde foi eleito o segundo melhor jogo mostrado na convenção, de acordo com a votação Fairplay no-show.

       Agricola é um jogo de tabuleiro moderno criado por Uwe Rosenberg e ilustrado por Klemens Franz , e publicado pela Lookout Games na Europa e posteriormente pela Z-Man Games nos EUA. Vocês também podem ler mais sobre Uwe Rosenberg, Klemens Franz e o jogo Caverna nos links no final do texto.

       O objetivo principal do jogo é construir uma fazenda bem sucedida e equilibrada até o final da 14ª rodada, onde termina o jogo. Essa fazenda consiste em campos arados para plantio de alimentos e pastos cercados para o gado, devendo ser bem gerenciada e com uma grande casa construída de material de alta qualidade. O jogador deve também expandir a família tendo como meta uma melhor distribuição de até no máximo cinco trabalhadores.

       Agricola foi lançado sua versão em inglês pela Z-Man Games, a mesma publicadora que algum tempo vem publicando o Carcassonne, em julho de 2008 e alguns anos depois, em 2013 pra ser mais preciso, devido a sua popularidade o jogo ganhou uma versão iOS, lançado pela Playdek, e no mesmo ano de lançamento pela Z-Man Games, Agricola ganhou o prêmio especial Spiel des Jahres como "O melhor jogo complexo 2008" e em 2008 na Deutscher Spiele Preis.
Obs: Esse jogo é bem personalizável principalmente seus meeples.
Prêmios
. 2012 BoardGameGeek Geek Madness Tournament Champion and Aldie Award Winner
. 2011 BoardGameGeek Geek Madness Tournament Champion and Aldie Award Winner
. 2009 BoardGamer.ru Game of the Year.
. 2009 Gra Graczy - Gamesfanatic.net (Poland), Winner
. 2009 Golden Ace (France), Special Jury
. 2009 Les 3 Lys (Canada), Hobbyist Game Winner
. 81st game to be added to the Austrian Hall of Games
. 2008 J.U.G. (Portugal), Winner
. 2007 Meeples' Choice Award Winner.


       "Ele também foi o jogo, que terminou a corrida de Puerto Rico de mais de cinco anos como o jogo de maior sucesso no site jogos de tabuleiro, o BoardGameGeek, ficando no topo do ranking entre Setembro de 2008 e Março de 2010." (segundo a próprio site)


Sugestões
Klemens Franz
Uwe Rosenberg
Caverna: The Cave Farmers